Sobre

Saudinha!
Ebooks para leituras saudáveis

Info

Objetivo: Agregar e disponibilizar referências de ebooks, gratuitos e de acesso lícito, ligados à promoção de uma vida saudável.

Processos: Os livros são previamente tratados em Calibre (programa de gestão de ebooks e criação de bibliotecas digitais). Cada documento é disponibilizado em versão tratada e otimizada (metadados, capas, compactação PDF), pronto a ser lido nas aplicações favoritas ou a ser importado para a instalação Calibre de cada utilizador. Os ebooks podem ser lidos numa aplicação de leitura à escolha de cada leitor.

Gestão: Paulo Jorge Izidoro (Portugal)

Contacto: paulojorgeizidoro@gmail.com

Citação:

Saudinha [Em linha]. Atual. 2020. [Consult. 01 abr. 2020]. Disponível em WWW:<URL: https://saudinha.biblioteia.com >

Reconhecimentos Técnicos

Direitos de autor

Os conteúdos (textos e imagens) deste sítio estão disponíveis para utilização ou recriação pela licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)

Livros: Os ebooks aqui divulgados são gratuitos e cumprem as normas dos direitos de autor e conexos em Portugal. Cada livro contém metadados (consultáveis via Calibre) com a indicação da licença de uso e a fonte de disponibilização pública e legal do documento.

Limitação de responsabilidade

Este sítio é um trabalho pessoal de Paulo Jorge Izidoro:

- O conteúdo do sítio é pessoal e não responsabiliza as entidades com as quais tenha contrato de trabalho.

- Declina-se responsabilidades pela qualidade técnica ou problemas causados pelos documentos externos aqui referidos.

- Todo o conteúdo apresentado neste sítio deve ser entendido como material de formação e em atualização contínua.
- Todo o conteúdo disponibilizado cumpre as normas dos direitos de autor e conexos em Portugal. Qualquer discordância deve ser comunicada por email.

Curiosidades

Saudinha: Diz-se ao despedir de alguém, a desejar-lhe boa saúde.
interj. | derivação fem. sing. de saúde

"saudinha", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], https://dicionario.priberam.org/saudinha [consultado em 01-04-2020].

O diminutivo de «saúde» deve ou não deve ser acentuado e porquê?

'Em saúde, a vogal u, tónica, é acentuada para que o encontro vocálico au se leia como um hiato e não como um ditongo (com u semivogal). Segundo as normas em vigor, saudinha não pode ter acento gráfico no u, porque, embora existindo de igual modo um hiato, esta vogal não é tónica na palavra. Poder-se-ia assinalar a pronúncia do u com um trema, mas este sinal gráfico foi abolido. Reconheço aqui uma das incoerências das normas (e que prevalece no novo acordo...). Fica no nosso espírito a dúvida de o acento gráfico ser assim tão indispensável em saúde, visto que até é proibido em saudinha... Não obstante esta observação, recomendo que se respeitem sempre as regras ortográficas; senão corre-se o risco de se instalar a barafunda na escrita, como já houve antes da reforma de 1911.

D´Silvas Filho 29 de setembro de 2006' in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/saudinha/18534 [consultado em 02-04-2020]